Dicas
Em setembro de 2024, a capital mineira irá sediar dois eventos nacionais do Conjunto CFESS-CRESS, uma das entidades que representam o Serviço Social brasileiro. A fim de contribuir para uma experiência prazerosa na cidade, que atualmente conta com uma democrática vida boêmia e rica programação cultural, a Ascom do CRESS-MG compartilha sugestões de locais e eventos para que as pessoas participantes possam aproveitar o melhor de Beagá.
Hotéis
Locais para almoçar
Ed. Maletta: O edifício dos anos 1960, que tem a primeira escada rolante de BH e uma bela vista da parte mais arborizada do centro, fica no mesmo quarteirão da sede do CRESS-MG e abarca diversos restaurantes para almoço, com opção de PF ou self-service sem balança, com preço médio de R$ 18. Pode confiar, pois todos são bem gostosos. Dica: Restaurante Feijão, 2º andar, com opções veganas.
Endereço: Av. Augusto de Lima, 233 - Centro.
Cantina do Lucas: Aqui você pode dividir com mais pessoas pratos fartos e deliciosos, como o famoso filé à parmegiana ou frango surprise, num dos bares mais tradicionais da cidade. Também situado no Maletta, 1º andar.
Endereço: Av. Augusto de Lima, 233 - Centro.
Sem glúten e sem lactose: A Seleve é uma padaria com produtos sem nada de glúten e lactose. Há opções para lanches.
Endereço: Av. Álvares Cabral, 399 - Centro (ao lado do Conexão Aeroporto).
Locais para curtir de boa
Ed. Maletta: No prédio, especialmente no 2º andar, há várias opções de bares para curtir o entardecer. O local fecha à meia-noite, mas há diversos estabelecimentos que seguem abertos no próprio quarteirão, com valor honesto.
Armazém do Campo: No fim de tarde e noite, o mercado com produtos do MST se torna palco para artistas da música brasileira, especialmente samba, com shows gratuitos. Além de animado, com bom preço, consumir no espaço é contribuir na luta pela reforma agrária.
Endereço: Av. Augusto de Lima, 2.136 - Barro Preto.
https://www.instagram.com/armazemdocampobh/
Rua Sapucaí: A rua, na região central, já foi estigmatizada por conta da insegurança, hoje é reduto de vários bares, restaurantes e ambulantes, com diferentes propostas e valores. Dá para sentar nas mesinhas dos estabelecimentos ou pedir sua bebida e ficar na mureta curtindo a vista.
De dia, é possível ver as pinturas dos prédios (empenas) do projeto Cultura e Arte Urbana (Cura), que tem feito de BH uma cidade referência na arte urbana. A dica é a Pizzaria Panorama que além de charmosa e com uma bela vista, vende pizzas e com nomes das ruas de BH, ou ainda os deliciosos pastéis de angu vendidos no Xangô. Vale ainda, provar em qualquer um desses lugares, a bebida Xeque-Mate: uma mistura refrescante de rum, chá-mate, limão e gengibre aqui da região.
Do CRESS dá para ir facilmente a pé e ainda apreciar o charme do Viaduto Santa Tereza. Este trajeto inspirou a famosa frase do escritor mineiro Rômulo Paes: “Minha vida é esta, descer Bahia e subir Floresta”. Dá pra ir a pé do hotel também.
Para mais indicações, acesse: https://www.guiabh.com.br/
FERVO LGBTQIAP+ E AFINS
Yanã: o bar aconchegante é gerido por mulheres sapatãs e além de drinques com nomes irreverentes e comidas deliciosas, costuma ter shows que valorizam a cultura feita por artistas LGBTQIAP+. De dia, o ambiente é tranquilo e à noite vira balada.
Endereço: Av. Francisco Sales, 127 - Floresta.
www.instagram.com/espacoyana
Mandaka Nega: quintal cheio de verde gerido por Stanley, um multiartista gay, negro, e que mora no local. A casa tem muitas referências às religiosidades de matriz africana e lutas sociais. Lá servem comida, drinques, cervejas e costumam ter programação musical, como sambas.
Endereço: Rua Lignito 222 - Santa Efigênia.
https://www.instagram.com/mandaknega/
Três Preto: a casa de show tem ganhado o coração de quem curte samba de qualidade e vem se consolidando como uma das mais badaladas da capital, com destaque da programação de sexta-feira, com a cantora Julia Rocha, também médica famosa por sua defesa do SUS
Endereço: Av. Dom Pedro II, 3.608 - Jardim Montanhês.
https://www.instagram.com/trespreto_bhar/
Aquilombar: casa de shows gerida por mulheres e que busca abraçar a cultura negra, periférica e LGBTQIAPN+ com diversidade e a conexão entre artistas de vários territórios do Brasil.
Endereço: Rua Itapecerica, 865 - Lagoinha.
https://www.instagram.com/aquilombar_bh/
Cultura
Exposição “Clara Nunes - Eu sou a tal mineira” A mostra, em cartaz até 2025, reconta a história de uma das maiores cantoras da música brasileira a partir dos seus figurinos, fotografias e outros objetos. No Museu da Moda, de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h.
Endereço: Rua da Bahia, 1.149 - Santa Efigênia.
Feira Hippie Esta que é considerada a maior feira de artesanatos a céu aberto da América Latina acontece todo domingo, das 8h às 15h. As barracas ficam agrupadas por temas, como bijuterias, móveis e a parte de alimentação, onde é possível tomar uma gelada acompanhada de várias opções de comida. A feira fica a poucos metros de onde acontecerá o evento.
Endereço: Av. Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Rua Guajajaras - Centro.
Palácio das Artes e Sesc Palladium têm diversas atividades, entre exposições e cinema gratuitos a shows e teatro. Ambos são centrais, próximos ao hotel onde acontecerá o evento.
https://www.instagram.com/sesc.palladium/
https://www.instagram.com/palaciodasartes_/